sábado, 28 de janeiro de 2017

Conceito de refrigeração e o funcionamento do ar condicionado


Para começar a analisar esse conceito, devemos entender que refrigeração é todo processo de redução de temperatura de uma substância dentro de um espaço fechado. Refrigeração é a ação de resfriar determinado ambiente de forma controlada, tanto para viabilizar processos, processar e conservar produtos (refrigeração comercial e industrial) ou efetuar climatização para conforto térmico (condicionamento do ar ambiente).
A refrigeração está ligada à remoção do calor de um corpo, transferindo-o para outro. O calor é uma forma de energia que o homem não pode destruir. Por isso, ao ser removido, o calor é transferido de um local onde não é desejado para um outro onde não incomoda. Nesse processo, o calor sempre flui do objeto ou substância com temperatura mais alta para aquele que tem temperatura mais baixa.
Uma aplicação prática desse princípio na refrigeração é o exemplo de uma sala: o calor do ar interno passa através do evaporador do condicionador de ar;  dentro do evaporador circula o refrigerante a uma temperatura inferior. Ao entrar em contato com as tubulações por onde circula o refrigerante, o ar interno perde calor para ele; o calor é absorvido pelo refrigerante dentro do evaporador e levado até o condensador; na próxima etapa, o calor se move do refrigerante dentro do condensador para o ar externo.

Um erro comum em quando pensamos em ar condicionado para conforto é priorizarmos apenas o aspecto refrigeração. O ar condicionado completo é proporcionado por um sistema que pode aquecer, umidificar, esfriar, ventilar, filtrar e circular o ar. A Central Ar oferece inúmeras opções em condicionadores de ar com as melhores formas de pagamento do mercado.
Os processos básicos para que ocorra a transferência de calor são três: irradiação, condução e convecção. A refrigeração os utiliza ou é influenciada por eles, por isso é importante entendê-los. O quadro abaixo traz um pouco mais de informação sobre esse tema:

Ciclo de refrigeração
Os refrigeradores comuns operam com base no ciclo de compressão mecânica de vapor. O ciclo de refrigeração se vale do processo de mudança do estado físico do fluido refrigerante (líquido e gasoso). Os fluidos refrigerantes são caracterizados por se liquefazerem (condensarem) a altas pressões e por evaporarem a baixas pressões. A geração do frio nos sistemas de refrigeração se dá justamente pela mudança de estado desse fluido refrigerante de líquido para gasoso.
Esse processo é similar a umedecer as mãos com álcool e soprar. Ao evaporar, o álcool retira calor das mãos, assim como o fluido refrigerante, ao evaporar, retira calor dos alimentos que estão dentro do gabinete. O processo de refrigeração começa pelo compressor, que comprime o fluido refrigerante vindo do evaporador na fase gasosa. Com isso, o fluido refrigerante tem sua pressão e temperatura aumentadas. Ao entrar no condensador, ele transfere parte do calor para o meio ambiente, fazendo com que a sua temperatura diminua e ocorra o processo de mudança de fase de gasoso para líquido, que é a condensação.
Posteriormente, o fluido refrigerante passa pelo elemento de controle – tubo capilar ou válvula de expansão –, que restringe a sua passagem para o evaporador, fazendo com que a sua pressão diminua. Evaporando ao longo do evaporador, o fluido refrigerante absorve o calor dos alimentos, até retornar ao compressor, reiniciando-se o ciclo de refrigeração.  A ilustração abaixo resume esse processo, mostrando também os principais componentes de um sistema de refrigeração, descritos em mais detalhes no quadro.

Material completo para profissionais da área
Para entender mais sobre a história da refrigeração, fluídos refrigerantes e o sistema de refrigeração detalhado (componentes do sistema, etc), a Central Ar sugere a Apostila de Refrigeração do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia. Mas lembre-se, para ser um verdadeiro profissional/especialista em condicionadores de ar é preciso fazer cursos específicos, reciclar-se de tempos em tempos e possuir experiência na área.
Exija qualidade no serviço do seu técnico.
p
Com informações da Wikipedia e da Revista Clube da Refrigeração

Nenhum comentário:

Postar um comentário