sábado, 28 de janeiro de 2017

Importância do Ar Condicionado para Hospital


ar condicionado para hospital assume um papel muito mais importante do que a simples promoção de conforto. Em muitos casos, o ar condicionado para hospital, desde que adequado, é um fator na terapia do paciente enquanto que em alguns casos, o ar condicionado para hospital é uma parte do tratamento.
Existem fontes de infecção hospitalares como viral ou bacteriana que exigem do ar condicionado para hospital diferentes filtros e controle da temperatura e umidade.
Problemas de controle de infecção freqüentemente envolvem uma bactéria ou de origem viral dentro de um hospital. A ventilação de ar dilui a contaminação viral e bacteriana dentro de um hospital. Se os sistemas de ventilação e o ar condicionado para hospital são devidamente projetados, construídos e mantidos para preservar as relações de pressão corretas entre as áreas funcionais, eles removem os agentes infecciosos no ar do ambiente hospitalar.

Benefícios do Ar Condicionado para Hospital

Nenhuma área do hospital requer um controle mais cuidadoso da condição asséptica do meio ambiente do que o conjunto cirúrgico. Ventilação com 100 por cento de ar fresco efetuado por um sistema de ar condicionado para hospital é o único meio para manter a contaminação de organismos no ar baixa.
Já nas salas de recuperação pós-operatórios utilizadas em conjunto com as salas de operação, o ar condicionado para hospital deve manter a temperatura e a umidade controlada e com uma ventilação e filtros para a retirada do odor residual inclusive de anestesia, além de manter uma pressão de ar equilibrada.
Em unidades de isolamento de proteção, o ar condicionado para hospital é base para tratamento, mantendo a temperatura e renovando constantemente o ar.

A qualidade do ar pode ser melhorada através da concepção de sistemas de ar condicionado para hospital que fornecem ar praticamente livre de poeira, sujeira, odores, acúmulo de umidade poluentes radioativos e químicos, bactérias e vírus. Por isso é de suma importância um projeto de ar condicionado para hospital bem elaborado e dentro das normas especificadas.
Solicite informações de ar condicionado para hospital na Nirral Resolve (98)98852-7926 zap.




Manutenção de Ar Condicionado. Conheça as 3 Principais Maneiras de Fazer


Um dos principais motivos para manutenção de ar condicionado e limpeza são os ambientes fechados que impedem a circulação do ar

Isso faz com que a umidade permaneça sempre a mesma.

Quando o ar que circula no interior do ambiente não é renovado, mantem-se os poluentes nele existentes, como fungos, poeira, fumo, bactérias, ácaros e bolor.

Tudo isto é extremamente prejudicial aos ocupantes neste ambiente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% da população urbana em todo o mundo é alérgica.

Contudo, a proporção aumenta porque mesmo as pessoas que não são alérgicas prejudicam-se com a exposição a estes elementos causadores de alergias, disseminados em ambiente com ventilação artificial ou climatizada.

Esta exposição acaba sensibilizando o organismo que reage desencadeando uma crise alérgica manifestada por alguma doença do sistema respiratório.

Algumas doenças são: rinite, sinusite, laringite e faringite.

No caso dos split, como o aparelho não tem renovação de ar externo, pois é um climatizador e não um ventilador, a situação é pior.

O ar só circula no ambiente.

Além disso, a falta de manutenção aumenta em até 30% os gastos de energia elétrica com ar condicionado central.

E pode chegar a 20% de desperdício de energia elétrica nos condicionadores de ar tipo janela e split.


A manutenção de ar condicionado pode ser feita de 3 principais maneiras:


1. Manutenção Preventiva.
2. Manutenção Corretiva.
3. Manutenção Preditiva.


#1. Manutenção Preventiva de Ar Condicionado (Limpeza)



A manutenção preventiva de ar condicionado deve estar de acordo com o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), conforme legislação em vigência; e da portaria 3.523 do Ministério da Saúde, que garante um ar condicionado com qualidade de uso sem colocar em risco a saúde dos ocupantes.

A manutenção preventiva de ar condicionado precisa ser feita por técnicos especializados para garantir a melhor qualidade do ar para as pessoas que ali respiram e um ótimo rendimento de climatização.

Manter os filtros sempre limpos e o equipamento de acordo com as normas de funcionalidade dos fabricantes, garantem maior vida útil ao seu equipamento.

É altamente recomendado que a manutenção preventiva de ar condicionado seja feita por uma empresa especializada e por técnicos altamente treinados.


Quando deve ser feita a manutenção preventiva de seu ar condicionado?


A manutenção de ar condicionado deve ser feita sempre que verificado algum problema, falhas ou ruídos no aparelho, além de observar ineficácia na refrigeração ou conforme orientação do fabricante.

Além disso, a manutenção de ar condicionado precisa ser feita em intervalos pré-determinados para prevenir a possibilidade de falhas no sistema de refrigeração ou a degeneração do funcionamento de um equipamento e/ou sistema.

A manutenção de ar condicionado evita também desperdícios ou fuga de energia elétrica, consequentemente reduzindo os custos com consumo de energia.


Qual a importância de realizar a manutenção preventiva de ar condicionado?


Fazer a manutenção preventiva periódica de ar condicionado traz diversos benefícios, tanto à saúde quanto ao próprio bolso.

A manutenção preventiva reduz os custos com energia elétrica, troca de peças, problemas no aparelho e deixa o ar livre de bactérias responsáveis por doenças de origem respiratória.

Com a correta manutenção do ar condicionado a probabilidade de uma falha diminui, evita a corrosão e aumenta a vida útil do aparelho, eliminando a necessidade de manutenção corretiva.


9 Vantagens de fazer a manutenção preventiva de ar condicionado periodicamente:


1. Redução de modo efetivo dos custos com energia elétrica.
2. Aumento de proteção contra quedas de tensão.
3. Obtenção de ar puro, livre de bactérias responsáveis por doenças respiratórias.
4. Previne e reduz as doenças respiratórias.
5. Redução de gastos com troca de peças, panes e quebras de aparelho, evitando quebras.
6. Promove aumento do rendimento de seu equipamento de ar condicionado.
7. Prolongamento da vida útil do equipamento e seus componentes, como o compressor.
8. Mantem proteção contra corrosão.
9. Respeito a Legislação (Portaria 3.523/98 – Ministério da Saúde).

Outra ótima maneira de manter os condicionadores de ar se sua empresa ou residência limpos é através de contrato de manutenção de ar condicionado.

Se você deseja saber mais sobre contrato de manutenção de ar condicionado leia nossa matéria:

Os 14 Benefícios de Manter um Contrato de Manutenção de Ar Condicionado.

#2. Manutenção Corretiva de Ar Condicionado (Conserto)



A manutenção corretiva de ar condicionado é aquela efetuada somente após a ocorrência de uma pane ou falha no sistema dos equipamentos de condicionador de ar.

O conserto de seu equipamento é sempre feito após uma avaliação para que se tenha um diagnóstico exato do problema.

Em seguida faz-se um levantamento de peças e então um orçamento para conserto.

O principal objetivo da manutenção corretiva é restaurar ou corrigir o funcionamento destes equipamentos com a substituição ou reparo de peças originais para manter o funcionamento do ar condicionado.


3 Principais serviços de manutenção corretiva de ar condicionado que desencadeia no atendimento de uma empresa especializada:


1. Conserto de peças e reparos gerais
2. Limpeza completa com retirada do equipamento
3. Substituição de peças defeituosas

Seu ar condicionado parou de funcionar? Nós consertamos.


#3. Manutenção Preditiva de Ar Condicionado



A manutenção preditiva de ar condicionado baseia-se na observação de sinais originados do equipamento que permitam entender sua condição operacional, prognosticando o final de vida útil de cada um de seus componentes, a seu tempo.

Este tipo de manutenção é realizada por monitoramento de sinais e tendências avaliadas por ensaios estatísticos oferecidos por dados colecionados em levantamentos contínuos.

Para equipamentos de refrigeração e ar condicionado, as técnicas mais utilizadas para manutenção preditiva ocorrem através de Ferrografia, Vibração, Ultrassom e Termografia.

Técnicas utilizadas e finalidades para manutenção preditiva de ar condicionado:


1. Ferrografia: Aponta o desgaste de máquinas por meio de amostras de lubrificante, identificando os tipos de problemas existentes para orientar ações nos pontos de desgaste ou acidez e viscosidade do óleo.

2. Vibração: Poderia ser considerada a principal técnica utilizada para a Manutenção Preditiva, em virtude das inúmeras informações operacionais que oferece para a manutenção de equipamentos rotativos.

3. Ultrassom: Aplicável em diversos pontos, permite identificar vazamentos em linhas gases, deficiência de lubrificação, problemas elétricos, etc. Tem sido utilizado com frequência para determinação da espessura residual de paredes de tubos hidráulicos.

4. Termografia: Possibilita observar padrões de variação de temperaturas, determinando a condição operacional e de segurança de componentes elétricos e mecânicos equipamentos ou processos.


CONCLUSÃO:


O ar condicionado garante conforto e um ambiente agradável no trabalho e em casa.

Para que o aparelho de ar condicionado não ofereça riscos à saúde, é preciso usá-lo de forma correta e não descuidar da manutenção.

Vale lembrar que as doenças respiratórias são mais comuns no inverno, mas também ocorrem com intensidade no verão.

Entre os principais fatores que podem desenvolver ou intensificar a rinite, asma, sinusite e até infecções respiratórias, estão os fungos e bactérias que se acumulam nos condicionares de ar e se proliferam no ambiente.

Para quem possui ar condicionado em casa ou no escritório, a recomendação é procurar uma empresa de serviços de manutenção de ar condicionado.

Fique atento se e empresa tem uma equipe qualificada para efetuar o atendimento personalizado e eficaz de acordo com as suas necessidades.

A Refrival Refrigeração e Ar Condicionado presta serviços de manutenção de ar condicionado split, janela e central.

Atendemos em Duque de Caxias e no Estado do Rio de Janeiro RJ.

Consertamos as principais marcas: Samsung, Komeco, Consul, Electrolux, Carrier, York, Fujitsu, LG, entre outras.



Informação retirada da pager:
http://arcondicionadorefrival.com/manutencao-de-ar-condicionado/

A ANVISA tem normas rígidas para manutenção de ar condicionado com PMOC

PMOC Para Ar Condicionado. O Guia Completo e Definitivo.

O PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle para Ar Condicionado) é um plano exigido pela Portaria 3.523/GM agosto de 1998 que busca garantir a qualidade do ambiente e preservar a saúde das pessoas.

O PMOC vale para proprietários, locatários e propostos responsáveis por sistema de climatização com capacidade acima de 60.000 BTUs.

O não cumprimento deste plano pode render em uma multa de até R$ 200.000,00 (Duzentos Mil Reais) efetuado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o critério recomendado pelo PMOC, a verificação do estado de manutenção deve ser feita por um técnico devidamente capacitado que irá determinar a periodicidade da inspeção e limpeza.


Aqui vão alguns exemplos simples de planos de manutenção para ar condicionado:


Manutenção Mensal para Ar Condicionado:

·         É feita manutenção preventiva e corretiva todos os meses durante o período de um ano. Indicado para empresas.
·         Aqui a aplicação do PMOC é a mais indicada.

Manutenção Bimestral para Ar Condicionado:

·         É feita manutenção preventiva e corretiva a cada dois meses durante o período de um ano.
·         É indicado para empresas, residências e escritórios.

Manutenção Semestral para Ar Condicionado:

·         É feita manutenção preventiva e corretiva duas vezes durante o ano.
·         O plano é indicado para residências.



A ANVISA tem normas rígidas para manutenção de ar condicionado com PMOC 


A Portaria 3523 da ANVISA tem normas rígidas e determina que todo estabelecimento que tenha uma carga térmica igual ou maior que 60.000/ btus ou 5TR, seja obrigado a manter o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle).

Se a sua empresa ainda não tem um contrato baseado no PMOC, solicite nossa Proposta para Manutenção Preventiva de Ar Condicionado através de Contrato de Manutenção.


TIRE AGORA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O PMOC PARA AR CONDICIONADO COM ESTE GUIA COMPLETO:



1. O que é PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Contole?



Empresários cada vez mais estão procurando saber o que é PMOC e como providenciar este Plano de Manutenção Operação e Controle para seus Sistemas de Condicionadores de Ar.

PMOC é um Plano de Manutenção Operação e Controle para Ar Condicionado exigido pela Portaria 3523 do Ministério da Saúde.

Nele é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração.

É especificado também qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local.


2. Quem faz e como é aplicado o PMOC?



Todo estabelecimento público ou privado, com carga térmica igual ou superior a 60.000Btus em sistema de Ar Condicionado, independentemente de ser um Ar Condicionado Split, Janela ou Central.

O engenheiro irá preencher uma planilha para colher dados do estabelecimento do cliente e informações em relação as falhas, índice de sujeira e outros fatores sobre o ar condicionado contidos no PMOC.

Já o técnico fará a verificação do estado geral do aparelho, funcionamento, limpeza de filtros, painéis e fará trocas de peças se necessário.

Caso seja necessário levar para oficina, será feito a manutenção geral, desmontagem e montagem para limpeza geral do ar condicionado, lubrificação do motor do ventilador, retoque de pintura se necessário, e o diagnóstico do funcionamento.

Hoje em dia há Sistemas de Gerenciamento para PMOC em Excel que são muito fáceis e descomplicados de usar e você pode aplicar em sua empresa ou até mesmo sendo um profissional liberal.


3. Na empresa só temos ar condicionado de janela. Mesmo assim devo ter o PMOC?


Sim, O PMOC é obrigatório.

E também é necessário um responsável técnico para sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (60.000Btus).

Mesmo que esta capacidade seja atingida pela soma de pequenos sistemas dentro de um mesmo ambiente.

Por exemplo:
Uma empresa tem 2 Ar Condicionado Split de 36.000 BTUS que somados chegam a 72.000 BTUS.

Isto é superior aos 60.000Btus (limite mínimo para a existência de um PMOC).


4. Um ar condicionado Split não tem renovação de ar. Dessa forma ele estaria transgredindo a portaria 3.523/MS?


O Ministério da Saúde ao entrar na questão de ambientes climatizados só o fez por reconhecer que a qualidade do ar interfere na ocorrência de agravos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados.

A questão de renovação de ar foi colocada para permitir o mínimo de trocas de ar que não permitam a saturação do ambiente.

O mínimo colocado é o mesmo da norma brasileira ABNT NBR 16401-1 2008, assim como acompanha padrões internacionais (ASHRAE).

Os equipamentos para manter a renovação de ar dentro do que determina a norma brasileira ABNT NBR 16401-1 2008 não são definidos pelo Ministério da Saúde.

Atenção então pois a instalação de equipamentos que interferem somente na carga térmica sem garantir a renovação do ar não atende aos padrões mínimos exigidos e podem acarretar sanções ao seu estabelecimento.


5. Existe alguma penalidade para quem não tem o PMOC aplicado na sua empresa?


Se seu estabelecimento for atuado pelo Ministério da Saúde e estiver irregular, você corre o risco de pagar até R$ 200.000,00 em multa.


6. Quanto tempo leva para implantação do PMOC?


A realização da aplicação do PMOC irá depender do número de equipamentos que existe no local, seus acessos, condição atual de uso, planejamento, etc.

Isto demorar alguns dias, porém é considerado um serviço em execução.

A partir do momento em que você contratar uma empresa, se for atuado pela ANVISA, basta solicitar um documento da empresa informando que a aplicação do PMOC já está em andamento.


7. Quais as vantagens de ter um PMOC na minha empresa?


Com o PMOC você passa a ter uma melhor gestão da manutenção de todo sistema de ar condicionado instalado na sua empresa.

 

As vantagens de ter um Plano de Manutenção, Operação e Controle são:

§  Melhora a eficiência dos condicionadores de ar
§  Evita gastos desnecessários com manutenções avulsas
§  Aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos de ar condicionado
§  Melhora a qualidade do ar dos ambientes climatizados
§  Você fica livre de uma provável multa de R$ 200.000,00 pelo Ministério da Saúde


8. Qual a qualificação do profissional apto a elaborar um PMOC?


De acordo com a Resolução CONFEA nº 218/73, que discrimina as atividades das diferentes modalidades profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia, ela estabelece em seu Art. 12, item I que:

“Compete ao engenheiro mecânico ou ao engenheiro mecânico e de automóveis ou ao engenheiro mecânico e de armamento ou ao engenheiro de automóveis ou ao engenheiro industrial modalidade mecânica; o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes a processos mecânicos, máquinas em geral; instalações industriais e mecânicas; equipamentos mecânicos e eletromecânico; veículos automotores; sistemas de produção de transmissão e de utilização do calor; sistemas de refrigeração e de ar-condicionado, seus serviços afins e correlatos.”

Nas atividades do art. 1 º da Resolução acima citada está relacionada, dentre outras:
§  a direção de obra ou serviço técnico,
§  vistoria,
§  perícia,
§  avaliação,
§  laudo,
§  parecer técnico,
§  pesquisa, análise,
§  experimentação,
§  ensaio,
§  divulgação técnica,
§  padronização,
§  mensuração e controle de qualidade,
§  execução de obra e serviço técnico,
§  condução de equipe de instalação,
§  montagem,
§  operação,
§  reparo ou manutenção,
§  operação e manutenção de equipamento ou instalação.


9. Trabalho em um hospital e preciso saber se o ar condicionado está dentro das especificações bem como o PMOC. Como fazer?


O Ministério da Saúde elaborou o documento “Orientações de Engenharia para Hospitais de Referência”.

Ele contém todas as informações necessárias para o dimensionamento de um sistema de ar-condicionado para hospitais.


10. Qual seria a frequência mínima para limpeza geral dos condicionadores de ar tipo janela?


O critério recomendado pela Resolução da Anvisa RE 9/03 é o de realizar medidas ambientais a cada 6 meses.

Porém a Portaria MS nº 3.523/98 recomenda que a verificação do estado de manutenção seja feita mensalmente pelo responsável técnico que deve também determinar a periodicidade da inspeção e limpeza através do Plano de Manutenção.

Para a manutenção mensal de ar condicionado você deve solicitar um contrato de manutenção mensal para uma empresa de refrigeração


11. Posso colocar os condicionadores de ar Janela e Split em UTIS e salas de cirurgia?


Salas de Cirurgia e UTIs são consideradas áreas críticas e como tal requerem sistemas de climatização sofisticados. Equipamentos de janela ou mesmo split, não atendem aos requisitos exigidos pelas normas (RDC n° 50/2002 e ABNT NBR 7256)

A norma que regulamenta o planejamento físico de todos os estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), inclusive seus sistemas de climatização, é a RDC n° 50/2002, de 21 de fevereiro de 2002. Segundo o item 7.5.1 da RDC n° 50/2002.

Ar Condicionado:

“Os setores com condicionamento para fins de conforto, como salas administrativas, quartos de internação, etc., devem ser atendidos pelos parâmetros definidos na norma da ABNT NBR 16401-1 2008 (Instalações Centrais de ar-condicionado – Sistemas Centrais e Unitários).

Os setores destinados à assepsia e conforto, tais como salas de cirurgia, UTI, berçário, nutrição parenteral, etc., devem atender às exigências da norma ABNT NBR 7256 (Tratamento de Ar em Unidades Médico-Assistenciais).”

Conforme preconizam na Portaria MS nº 3523/98 e na Resolução RE nº 9:

“Os equipamentos de ar condicionado de janela e minisplits não podem ser instalados em centros cirúrgicos, pois estes equipamentos não possibilitam a renovação de ar e a manutenção dos níveis de pressão necessários para uma boa qualidade do ar interior.

Nestes locais o sistema de climatização deve fornecer condições de controle da temperatura entre 18ºC a 22ºC e umidade relativa entre 45% e 55%, além de possibilitar insuflamento de ar exterior (5 renovações/hora) e 25 trocas totais de ar (25 renovações/hora), além disso, devem possuir fluxo unidirecional de ar”.


12. Você precisa elaborar um PMOC para sua empresa?


A Refrival Refrigeração é uma empresa constituída desde 1994 que se especializou na Manutenção Preventiva Mensal de Ar Condicionado com foco no Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Solicite uma avaliação técnica para implantação do PMOC, entre em contato conosco clicando AQUI.

Baixe o modelo de PMOC para sua empresa. Clique aqui.

Gostou desta matéria?
Então deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais.


Utilize um Sistema Fácil e Completo para Gerenciamento de PMOC em Excel


Este é um sistema integrado para Controle e Gerenciamento do Plano de Manutenção Operação e Controle de qualquer contrato de manutenção de ar condicionado.


Pode ser utilizado para gerenciar a manutenção de condicionadores de ar: Split, Torre de Resfriamento, Chiller, Fan coil, Fancolete, ACJ, Ventilador, Exaustor, Coifa, Bomba de Recirculação, Mini Split e K-7.

1.    Cadastro de equipamentos
2.    Indicadores de manutenção
3.    Relatório gerencial (parcial ou mensal)
4.    Programação anual de O.S
5.    Controle de chamados
6.    Atividades de manutenção pré-definidas
7.    Formulário para impressão da folha de rosto do PMOC onde contém as informações solicitadas pela ANVISA

O Sistema de Gerenciamento de PMOC em Excel é para:
1.    Todas as empresas do segmento de manutenção de ar condicionados
2.    Profissionais liberais
3.    Técnicos de manutenção de ar condicionado
4.    Todos os tipos de empresas que fazem manutenção em seus sistemas de ar condicionado

O Sistema de Gerenciamento de PMOC já está sendo utilizado por técnicos e empresas no ramo de manutenção de ar condicionado.

É o sistema mais completo do mercado para seu segmento.

Veja agora o vídeo de treinamento onde ensina todas as funcionalidades do sistema:



Fontes de Consulta:
PORTARIA Nº 3.523, DE 28 DE AGOSTO DE 1998:
Resolução – RE/ANVISA nº 9 de 16 de janeiro de 2003:
Resolução CONFEA nº 218_73:
RDC 50 2002 ANVISA:
Orientações de Engenharia para Hospitais de Referência:
ABNT NBR 16401-1 2008:
ABNT NBR 7256:

Informações retiradas da pager:
http://arcondicionadorefrival.com/pmoc/